Já dizia o ditado: Nada se cria, tudo se copia. Foi assim com as máquinas de jogos estilo Pong que, de tão copiadas, acabaram por saturar o mercado norte-americano fazendo que em 1976 as máquinas de Pong estivessem em declínio. Entretanto, apesar do ditado no começo desse texto, idéias originais surgem, as vezes do nada, as vezes evoluindo de outras idéias. É nesse ponto que a Fairchild Semicondutors, não se sabe bem porque, entrou no mercado de vídeo-games. A Fairchild fabricava(ainda fabrica, na realidade) chips baseados em semi-condutores, e resolveu usar um chip, o Fairchild F8, criado por um ex-funcionário - Robert Noyce, que saiu da fairchild para abrir uma empresa chamada Intel - para criar seu próprio console. Não só criou, como introduziu uma solução, aparentemente óbvia hoje, mas que mudou toda a industria de vídeo-games. Em agosto de 1976 era lançado o Fairchild Channel F, que foi o primeiro vídeo-game programável, ou seja, você podia trocar os jogos quando quisesse simplesmente retirando um cartucho e colocando outro.
O Fairchild e sua idéia radical: Cartuchos de jogos!
Como eu disse, a idéia da Fairchild parece extremamente óbvia hoje em dia, mas não era assim tão simples ou óbvia na década de 1970, quando o mercado de informática ainda engatinhava. Nem se falava em microcomputadores e programação era coisa que alguns "malucos" faziam em laboratórios que mais pareciam a ponte de comando da USS Enterprise, ou seja, coisa de ficção científica. A inovação introduzida por esse console foi tão poderosa que, no futuro, ajudaria a criar toda uma industria de desenvolvimento de jogos e entretenimento em torno dessas máquinas. Estava aberta a estrada para a segunda geração de vídeo-games.
2. A concorrência não para
Apesar da ótima idéia de se trocar os jogos, o Channel F não tinha uma capacidade gráfica muito boa(era pior que do Atari 2600, lançado no ano seguinte) e todos os jogos, cerca de 26, foram produzidos pela própria Fairchild. A programação para o chip Fairchild F8 não das mais fáceis o que limitou o número de programadores para o console. No ano seguinte, 1977, o Channel F ganhou a pesada concorrência do Atari 2600, que devido a sua capacidade gráfica melhor, som melhor e jogos mais dinâmicos tornou-se o vídeo-game dominante no mercado. A Fairchild ainda lutou contra a Atari até o natal de 1977. Com vendas muito abaixo do esperado e achando que o mercado de vídeo-games era uma moda passageira, a Fairchild descontinuou o Channel F no final de 1977.
Você pode não acreditar, mas esse era um design impressionante para a época.
Adivinhe aonde estão os controles?
3. Mas ainda não era o fim
Em 1979, uma empresa chamada Zircon, comprou os direitos do Channel F, lançando nesse mesmo ano o Channel F System II, que nada mais era que o Fairchild Channel F com um novo design(que estava sendo desenvolvido pela própria Fairchild). A Zircon lançou mais uns quatro jogos para o Channel F e o espalhou pelo mundo, com nomes diferentes: Na Suécia chamou-se Luxor, na Grã-Bretanha chamou-se Grandstand e na Alemanha foi SABA. O problema é que os jogos do Channel F não eram, digamos, nada excitantes (Ao lado você confere a imagem de um jogo chamado Sptifire). Só agradavam a crianças pequenas, devido à sua simplicidade, enquanto a Atari já oferecia uma grande quantidade de jogos agradando desde os pequeninos até os adultos.
Apesar de ter sido tragado pela concorrência nos Estados Unidos, o Channel F sobreviveu até 1984 na europa, quando, finalmente, ganhou seu lugar definitivo no museu.
Já na fase Zircon: Fairchild Channel F System II
2. A concorrência não para
Apesar da ótima idéia de se trocar os jogos, o Channel F não tinha uma capacidade gráfica muito boa(era pior que do Atari 2600, lançado no ano seguinte) e todos os jogos, cerca de 26, foram produzidos pela própria Fairchild. A programação para o chip Fairchild F8 não das mais fáceis o que limitou o número de programadores para o console. No ano seguinte, 1977, o Channel F ganhou a pesada concorrência do Atari 2600, que devido a sua capacidade gráfica melhor, som melhor e jogos mais dinâmicos tornou-se o vídeo-game dominante no mercado. A Fairchild ainda lutou contra a Atari até o natal de 1977. Com vendas muito abaixo do esperado e achando que o mercado de vídeo-games era uma moda passageira, a Fairchild descontinuou o Channel F no final de 1977.
Você pode não acreditar, mas esse era um design impressionante para a época.
Adivinhe aonde estão os controles?
3. Mas ainda não era o fim
Em 1979, uma empresa chamada Zircon, comprou os direitos do Channel F, lançando nesse mesmo ano o Channel F System II, que nada mais era que o Fairchild Channel F com um novo design(que estava sendo desenvolvido pela própria Fairchild). A Zircon lançou mais uns quatro jogos para o Channel F e o espalhou pelo mundo, com nomes diferentes: Na Suécia chamou-se Luxor, na Grã-Bretanha chamou-se Grandstand e na Alemanha foi SABA. O problema é que os jogos do Channel F não eram, digamos, nada excitantes (Ao lado você confere a imagem de um jogo chamado Sptifire). Só agradavam a crianças pequenas, devido à sua simplicidade, enquanto a Atari já oferecia uma grande quantidade de jogos agradando desde os pequeninos até os adultos.
Apesar de ter sido tragado pela concorrência nos Estados Unidos, o Channel F sobreviveu até 1984 na europa, quando, finalmente, ganhou seu lugar definitivo no museu.
Já na fase Zircon: Fairchild Channel F System II
4. Ficou Curioso?
Bom, no Brasil o Channel F nunca existiu oficialmente. Um ou outro console circulou por aqui, vindo na bagagem de turistas, e só. Mas, acredite se quiser, existe um emulador que consegue rodar os jogos do Channel F. O MESS(Multiple Emulator Super System), que é um projeto que se propõe a emular praticamente todos os sistemas existentes, consegue rodar os jogos do Channel F. Mas já vou avisando, o MESS é difícil de botar para funcionar e os jogos do Channel F são difíceis de encontrar(você vai ter que ser hábil no buscador para encontrá-los). Boa caçada!
5. Links Interessantes
- Linha do Tempo dos Consoles Caseiros
- Página oficial do MESS
- Channel F pelo mundo
- A Fairchild Semicondutor
6. Referências
- História dos Vídeo-Games Domésticos
- O Fairchild Channel F
- Channel F: Systrem History
- Wikipédia
- A História do Fairchild Channel F
Bom, no Brasil o Channel F nunca existiu oficialmente. Um ou outro console circulou por aqui, vindo na bagagem de turistas, e só. Mas, acredite se quiser, existe um emulador que consegue rodar os jogos do Channel F. O MESS(Multiple Emulator Super System), que é um projeto que se propõe a emular praticamente todos os sistemas existentes, consegue rodar os jogos do Channel F. Mas já vou avisando, o MESS é difícil de botar para funcionar e os jogos do Channel F são difíceis de encontrar(você vai ter que ser hábil no buscador para encontrá-los). Boa caçada!
5. Links Interessantes
- Linha do Tempo dos Consoles Caseiros
- Página oficial do MESS
- Channel F pelo mundo
- A Fairchild Semicondutor
6. Referências
- História dos Vídeo-Games Domésticos
- O Fairchild Channel F
- Channel F: Systrem History
- Wikipédia
- A História do Fairchild Channel F
bom comeco
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