terça-feira, 20 de março de 2007

Emuladores

1. O que são emuladores ?
Pode-se resumir o que é um emulador da seguinte forma: Em computação, um emulador é um software criado para essencialmente transcrever instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando (Wikipedia). Mas para simular um sistema mais complexo, como um computador ou um video-game, o emulador deve ser capaz de simular o funcionamento de outros chips e circuitos integrados do sistema de hardware. Basicamente, o emulador pega a instrução passada por um software e a processa como o hardware original faria.

2. Qualquer coisa pode ser emulada ?
Tecnicamente é possível emular qualquer tipo de hardware, mas somente os mais populares acabam ganhando essa sobre-vida. E o principal motivo é a dificuldade de se desenvolver um emulador. Para construir um emulador é preciso conhecer profundamente o hardware a ser emulado e, para isso, é preciso toda a documentação possível sobre o que se está tentando emular além, é claro, de programadores habilidosos. Quanto mais popular for o hardware a ser emulado maiores as chances dele atingir a perfeição. Bom, perfeição é outra coisa difícil de se conseguir em um emulador. Hoje é discutido se é possível que um sistema de hardware possa ser 100% emulado devido a pequenos detalhes não documentados contidos no sistema original ou a falta de documentação.
Um caso interessante é o do emulador MAME, que simula diversas máquina arcade dos saudosos flipers. Para conseguirem emular alguns desses hardwares os programadores chegaram a fazer engenharia reversa de vários deles para descobrir o que exatamente faziam.

3. Mas emular outro hardware ?
Pois é, apesar dos primeiros emuladores datarem da década de 1960 somente agora, com o advento de computadores mais poderosos é que a emulação de outros hardwares está sendo possível com maior facilidade. Uma das maiores dificuldades na simulação de um hardware é exatamente a velocidade. Para emular um hardware com 100% de sua velocidade original é preciso que o processador execute, no mínimo, 6 vezes o número de instruções por segundo que o sistema original. Por isso você vai precisar de um computador relativamente rápido (um Pentium ou AMD com pelo menos 1GHz de clock) e pelo menos 256MB de memória RAM.
Cada emulador tem uma necessidade diferente de velocidade, memória e configuração mas isso iremos mostrando caso a caso.

4. E isso é legal ?
O processo de emular não constitui crime. Vários processos movidos por algumas grandes companhias não resultaram em nada. Agora, a cópia do software a ser emulado sem autorização do seu fabricante é totalmente ilegal, tanto que você não encontrará nenhum link para sites que permitam esse tipo de cópia e que não sejam homologados pelos fabricantes dos softwares.

5. E agora ?
Bom, agora é que entra a idéia principal desse Blog, que é ajudar você a encontrar e configurar seu emulador preferido. Nas próximas semanas colocarei uma série de dicas para você conseguir emular um dos consoles mais queridos, o Atari 2600. Até lá !

Para saber mais acesse:
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário