quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Atari 7800 – A Atari tenta voltar ao topo, novamente

1. Uma breve introdução

  • A história da Atari deve ser estudada em diversas faculdades de Administração como um case de como não se deve administrar uma empresa. A história da companhia, que dominou o cenário de jogos eletrônicos por quase uma década, é recheada de altas doses de incompetência, megalomania, egos inflados, incoerência administrativa, incapacidade de analisar o mercado e, talvez o mais mortal de todos, a arrogância. Até o começo da década de 1980, a Atari dominou o cenário de jogos eletrônicos, no entanto, mesmo com a chegada de concorrentes de peso, a Atari achou que o mercado de jogos nunca mudaria, por isso, desconsiderando a regra de ouro – que qualquer fabricante de vídeo-games atual conhece muito bem – simplesmente lançou o Atari 5200 no mercado, como uma atualização do VCS 2600, mas, numa total falta de respeito com seus consumidores, o 5200 não era capaz de rodar os jogos do 2600. E mais, os jogos lançados não passavam de cópias melhoradas de jogos do VCS 2600. Resultado? O Atari 5200, que ainda por cima havia sido projetado por um engenheiro que nunca havia jogado vídeo-games, foi um enorme fracasso. Diante dos seus erros - e de uma enorme pilha de caixas de 5200 - a Atari vai aprendendo com seus próprios erros e começa a trabalhar num vídeo-game de verdade: o Atari 7800.
  •  

2. Deixando o terreno livre para a concorrência

Em 1984 o novíssimo Atari 7800 já estava pronto para ser lançado. O vídeo-game era melhor, mais rápido e podia produzir gráficos melhores que seu nascente concorrente, o Nintendo Entertainment System, o NES. Mas nessa época a Atari estava mudando de mãos novamente.  Em julho de 1984 a Atari foi vendida para Jack Tramiel, que havia sido o fundador da Commodore. Tramiel tinha um objetivo muito bem definido com a aquisição da Atari e vídeo-games não faziam parte desse objetivo. Um erro imperdoável.

Com a compra da Atari, Tramiel pretendia investir na linha de computadores e, assim, voltar ao controle da Commodore. Com isso, o lançamento do 7800 foi adiado indefinidamente, deixando o campo ainda mais livre para a Nintendo fazer o que bem entendesse.

Em 1985 a Nintendo havia sido bem sucedida com o lançamento do seu console, nos Estados Unidos. Tão bem sucedida que Tramiel viu o potencial no mercado e, finalmente, em 1986 lança o Atari 7800.

3. Tarde demais

O problema é que a Atari, novamente, havia perdido a grande oportunidade. Sem um concorrente de peso e sabendo que o que fazia diferença para o sucesso de um console, a Nintendo fecha contratos com as produtoras de jogos de maior potencial, para que elas produzissem jogos exclusivamente para a sua plataforma. As produtoras? Nada mais, nada menos, que Konami, Taito, Capcom e a própria Activision. Isso afetou diretamente o desempenho do Atari 7800. Enquanto a biblioteca de bons jogos do NES aumentava rapidamente, a Atari patinava em versões de antigos jogos existentes desde o VCS 2600. Os últimos jogos para o Atari 7800 foram lançados em 1991, sendo que alguns desses jogos foram considerados os melhores já produzidos para a plataforma.

4. Enquanto isso, em um lugar chamado Brasil

O Atari 7800 não chegou a ser lançado no Brasil, mas chegou bem perto disso. A Gradiente, detentora da marca Atari no Brasil, planejava lança-lo. Entretanto, com o fracasso do console nos Estados Unidos a Gradiente mudou os planos. Como já estava com quase tudo pronto, a Gradiente aproveitou a carcaça do console e adaptou a estrutura do Nintendo Entertainment System, criando o primeiro clone do NES lançado no Brasil, mas com cara e jeito de Atari 7800.

5. Você ainda pode experimentar

Apesar de ser um console muito mais avançado que seus concorrentes, na época, o Atari 7800 foi mais um passo na derrocada total da Atari.  Mas, você ainda pode experimentar esse console. Existem alguns ótimos emuladores para esse sistema para que você mesmo tire suas conclusões:

  • EMU7800 – Boa emulação, mas, um tanto complicado de fazer funcionar.
  • ProSystem – Também emula bem, mas, como seu concorrente, é um pouco chato de fazer funcionar.

6. Referências

- Wikipedia – História do Atari 7800

- The Atari 7800 Page – História do 7800 e muita informação sobre o console

- Video-Games History – História do 7800

Technorati Marcas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário