sábado, 11 de abril de 2009

Flightgear: O Simulador de Vôo Open Source

Já postei anteriormente sobre o Flightgear, mas, nessa série sobre jogos free, vou detalhar um pouco mais sobre esse incrível programa.

O principal objetivo do Flightgear não é ser um jogo, mas, sim, um sistema de simulação altamente realista. Por isso, não espere facilidades na hora de tirar sua aeronave do chão. E pode ter certeza, se você não tiver a mínima noção do que é pilotar um avião, você vai se frustrar bastante. E quanto mais sofisticado o avião, mais complicado a coisa toda se torna. Segue a definição do Fligthgear, diretamente do site oficial:

“O Simulador de Vôo FlightGear é um projeto de desenvolvimento cooperativo, multi-plataforma e de código aberto. O código fonte de todo o projeto está disponível e licenciado sob os termos da GNU (General Public License).

O objetivo do projeto Flightgear é criar uma infra-estrutura sofisticada de simulação de vôo para uso em ambientes acadêmicos e de pesquisa, para o desenvolvimento e busca de idéias interessantes no campo da simulação, e também uma aplicação para o usuário final. Nós estamos desenvolvendo uma sofisticada arquitetura aberta de simulação que pode ser estendida e melhorada por qualquer pessoa interessada em contribuir.

Há muitas possibilidades excitantes para um simulador de vôo aberto e livre. Nós esperamos que este projeto seja interessante e útil a muitas pessoas em muitas áreas.”

Dito isto e, sendo você um aficionado por aviões, mas não está afim de gastar uma grana para comprar o ótimo Fligth Simulator, da Microsoft, o Fligthgear é sua melhor opção.

Ao baixar o Fligthgear  ele virá com alguns aviões e com alguns aeroportos completos. Você poderá baixar uma infinidade de aviões e texturas de outras regiões do globo diretamente do site oficial. Claro que, como há uma comunidade que vai melhorando essas texturas de acordo com os interesses de cada um, há regiões bem mais detalhadas que outras. O mesmo acontece para os aviões. Vários deles estão em versões beta, que quer dizer que estão incompletos ou não estão totalmente funcionais. Mesmo assim, há uma diversidade enorme de aviões, helicópteros e outros tipos de aeronaves.

Agora, a simulação é incrivelmente realista. Apesar do Flightgear não exigir um equipamento muito potente para rodar, quanto melhor sua placa gráfica mais surpreendente ficará a simulação.

É possível ter a experiência de pilotar vários tipos de aeronaves.

O painel das aeronaves são muito realistas.

No Fligthgear, você notará uma preocupação especial com a física e com a dinâmica do clima. O programa se preocupa em verificar em que estação a região do mundo em que você está voando, para poder simular o clima da região.

Se  você ainda não está convencido, dê uma olhado no vídeo a seguir.

Gostou? Então acesse o site oficial do Flightgear, em português, e baixe o programa, os aviões, as regiões do mundo que deseja voar e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário