Desenvolvido pela Smith Engineering/Western Technologies e distribuído pela General Consumer Electric(GCE), que foi adquirida pela Milton Bradley Company pouco tempo depois do lançamento do console, o Vectrex era um vídeo-game de 8 bits, da segunda geração de consoles. Mas, o vectrex tinha soluções inusitadas para a época(e mesmo hoje em dia), a começar pelo monitor de 9 polegadas, que era integrado ao console. O Vectrex também era diferente com relação aos gráficos, que eram vetoriais (como o playstation e XBOX usam e abusam hoje em dia) e seu processador e chip de som eram muito mais poderosos que o dos consoles concorrentes. Mas, mesmo com tanta tecnologia, o Vectrex não despertou nenhuma paixão na época do seu lançamento. Lançado em novembro de 1982 o Vectrex acabou se tornando um grande fiasco comercial. Mas, se ele era tão avançado porque isso aconteceu?
2. A frente do seu tempoA idéia do vectrex não era ruim. Afinal, é só dar uma olhada nos consoles de vídeo-game atuais - todos trabalham com gráficos poligonais. Mas, então, por que o vectrex foi um fracasso? Bom, na realidade, um conjunto de fatores podem ser citados:
- Apesar de utilizar um processador poderoso - o Motorola 68A09 de 1.5MHz - e um ótimo chip de som - o General Instrument AY-8910 - o Vectrex só produzia gráficos preto e branco. Isso aconteceu porque, na época, seria inviável utilizar processadores mais poderosos e, ainda assim, é provavel que não conseguissem chegar perto dos gráficos produzidos por um playstation 1, por exemplo. Para disfarçar a questão das cores, alguns jogos vinham com uma cartela plástica que devia ser colocada na frente do monitor e deixava o jogo "colorido".
- O preço ficou acima de seus concorrentes diretos - leia-se Atari 2600, 5200, Intellivision e Colecovision.
- O vectrex não tinha saída para ser acoplado em TVs, só sendo possível jogar utilizando o monitor de 9 polegadas, que vinha com o console.
- Teve poucos jogos lançados e, hoje sabe-se muito bem disso, os jogos são um dos principais motivadores de compra.
Na minha opinião, o Vectrex foi o console correto na época errada. Usava gráficos vetoriais, mas não eram coloridos e, na época, havia uma corrida para ver quem gerava os melhores e mais coloridos gráficos. Até havia tecnologia na época, mas, o console ficaria muito grande e absurdamente caro para conseguir gerar gráficos como o Playstation 1, por exemplo.
O Vectrex foi descontinuado dois anos depois do seu lançamento no crash do mercado de vídeo-games em 1984.
3. O Vectrex não MorreuApesar de não ter feito sucesso na época, o Vectrex foi conquistando uma legião de fãns com o passar dos anos. E
m meados da década de 1990 a Smith Engineering, disponibilizou para domínio público, para uso não comercial, todo o material relacionado ao Vectrex. Vale ressaltar que quando a Milton Bradley parou de vender o console, os direitos sobre a plataforma retornaram para a
Smith Engineering. Hoje existe um grupo bem ativo desenvolvendo novos jogos para a plataforma do Vectrex. Se você não tem um Vectrex e ficou curioso, existem alguns emuladores que podem te ajudar a entender melhor o que foi esse console:
ParaJVE - É um ótimo emulador. Emulou com perfeição todos os jogos testados. Não precisa de muitas configurações e a interface é bem amigável.
MESS - O MESS emula uma infinidade de sistemas, inclusive o Vectrex. Só que é bem difícil de configurar e fazer funcionar. Cada sistema exige uma configuração em separado.
DVE - Esse é um emulador mais antigo. Sua interface é toda por linha de comando, o que torna seu uso bem mais complicado.
Nessa foto dá para se ter uma idéia to tamanho do Vectrex