domingo, 1 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre videogames

Muita coisa já aconteceu no mundo dos videogames desde sua popularização na década de 1970. Segue uma lista de curiosidades para começar 2012:

1. A primeira máquina de caça-níqueis da história foi a Liberty Bell, construída em San Francisco, em 1891, pelo mecânico alemão Charles Fey. Inspirada no jogo de pôquer, ela premiava seus jogadores com bebidas e cigarros.
   
2. O OXO (1952), um tipo de jogo da velha, é considerado o primeiro videogame com gráficos da história (os jogos em modo texto já existiam). Apesar disso, pairam dúvidas sobre se esse foi realmente o primeiro jogo, visto que existe uma patente que data de 1947 que descreve um jogo de simulação de mísseis que fazia uso de um tubo de raios catódicos.
   
3. A primeira máquina de arcade operada com moedas foi a Computer Space, lançada nos EUA em novembro de 1971 pela Nutting Associates. O dinheiro obtido pelos seus criadores, Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi utilizado para fundar a Atari.
   
4. A primeira máquina comercial de arcade foi o Pong, da Atari, e o primeiro modelo foi disponibilizado em um bar de um posto de gasolina por Nolan Bushnell. Quando ele voltou depois de um tempo para ver como ela tinha se saído, a máquina não funcionou: ela estava entupida de moedas.
   
5. Breakout começou como uma versão de Pong para um jogador. Al Alcorn, engenheiro da Atari e criador de Pong, tinha desenhado um protótipo que utilizava muitos chips para mover o jogo, por isso não era viável como um produto comercial. Em busca de uma solução, Nolan Bushnell propôs um desafio aos seus funcionários: era reduzir o número de chips, e o vencedor ganharia uma gorda recompensa financeira. Steve Jobs soube do concurso e o propôs a seu amigo Steve Wozniak, que em 72 horas reduziu os 75 chips para apenas 25. Steve Jobs recebeu a recompensa e repassou somente uma parte a Wozniak, que mais tarde viria a descobrir o truque, mas Jobs disse que a maior parte do dinheiro seria usada para fundar a Apple.
   
6. O Magnavox Odyssey, lançado em 1972, não tinha microprocessador e sim 40 transistores. Um processador, como o Pentium 4, contém cerca de 42 milhões de transistores somente no chip.
   
7. O Polybius é o jogo de arcade mais misterioso de todos os tempos e não resta hoje nenhuma cópia dele. Segundo reza a lenda, esse puzzle apareceu em poucos lugares de Portland (Oregon – EUA), e era um experimento do governo americano capaz de causar pesadelos e perdas de memória nos jogadores. Essa lenda urbana foi parodiada em um dos episódios de Os Simpsons, onde Bart entra em um fliperama e nota-se o Polybius ao fundo.
   
8. Ralph Baer criou o Odyssey - lançado pela Magnavox - em 1972, que se tornou o primeiro console da história. Seis anos mais tarde ele criaria o Simon (ou Genius como ficou conhecido no Brasil), em 1978.
   
9. Graças a uma falha no projeto do chip TIA do Atari 2600 e a utilização de uma técnica chamada H-Strobe, foi possível converter o arcade Space Invaders para o console doméstico. Curioso saber que o melhor jogo do Atari 2600 só foi lançado graças a um erro da máquina.
   
10. O jogo Atari Football foi criado em 1973, mas ele só foi lançado até 1978. O atraso ocorreu porque não se conseguia fazer o rolamento da tela, ou seja, os jogares só conseguiam ficar no retângulo da TV, sem "rolar" o cenário para cima. Quando finalmente foi lançado, o jogo se tornou o primeiro a usar o "rolamento" do cenário, peça chave de muitos jogos atuais.
   
11. Graças a uma falha no projeto do chip TIA do Atari 2600 e a utilização de uma técnica chamada H-Strobe, foi possível converter o arcade Space Invaders para o console doméstico. Curioso saber que o melhor jogo do Atari 2600 só foi lançado graças a um erro da máquina.
   
12. A máquina de fliperama do Pong, da Atari, foi o item mais vendido nas férias de 1975.
   
13. O primeiro console a ter jogos disponíveis em forma de cartuchos foi o Fairchild Channel F, lançado em agosto de 1976, mas o sucesso dessa tecnologia só aconteceu com o lançamento do Atari 2600.
    14. O Pacman foi o primeiro jogo a ter um personagem.
   
15. A partir do nível 18, os fantasmas de Pacman ficam azuis e você não pode mais comê-los.
   
16. Pacman nasceu numa noite em que seu criador, Tohru Iwatani, saiu para comer pizza com amigos. A idéia do personagem surgiu quando ele olhou para a imagem da pizza com uma fatia faltando.
   
17. No arcade Pacman não existe uma forma de pausar o jogo, mas há um jeito de ganhar tempo. Existe um lugar dentro do labirinto onde se pode chegar quando nenhum dos fantasmas está por perto e que permite ao jogador esconder-se e não ser encontrado.
   
18. Pacman é chamado Puck-Man no Japão, mas foi a sua entrada no mercado norte-americano que levou à sua mudança de nome devido à semelhança na língua anglo-saxônica entre as palavras “Puck”e “Fuck”.
   
19. O Japão sofreu uma grande escassez de moedas com a chegada do jogo Space Invaders. Em um primeiro momento, tentou-se solucionar o problema reduzindo o valor das partidas, mas isso não foi suficiente e, então, o governo precisou intervir colocando mais moedas em circulação.
   
20. Mario começou como carpinteiro no jogo Donkey Kong. Naquela época ele se chamava Jumpman e era o vilão do jogo.
   
21. Um dos maiores segredos de Super Mario Bros, de NES, é o Minus World. Um mundo onde se pode chegar atravessando uma parede e que se trata de uma fase de água. Ainda que Mario chegue até o final, uma tubulação o levará de volta ao início com o mesmo tempo restante. Dessa forma, mesmo que Mario chegue ao Minus World, ele morrerá.
   
22. O Genesis da Sega tinha uma versão do mesmo processador Motorola utilizado no computador Apple Macintosh original.
   
23. O Game Boy da Nintendo é considerado o videogame mais bem sucedido da história, com mais de 100 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
   
24. Com  Nintendo 64, foi a primeira vez que um  fabricante de workstations graficas, a Silicon Graphics Inc. (SGI), desenvolveu a tecnologia de hardware para jogos.
   
25. A palavra atari vem do antigo jogo japonês Go e significa "você está prestes a ser derrotado". Tecnicamente, essa é a palavra usada por um jogador para avisar seu adversário de que ele está quase perdendo o jogo, algo próximo ao "xeque-mate" do xadrez.
   
26. Nos anos 80, um serviço chamado Gameline permitia que os usuários fizessem download de jogos para o Atari 2600 através de linhas telefônicas comuns. Não fez muito sucesso, mas fez parte da fundação da America Online.
   
27. O primeiro sistema de videogame portatil colorido foi o Lynx, da Atari, lançado em 1989. O Lynx tinha tudo para ficar a frente do GamBoy, mas o elevado consumo das pilhas e os péssimos jogos lançados enterraram o portatil em pouco tempo.
   
28. Ao contrário do que se acredita, a Sega foi originalmente uma empresa americana. Seu nome era Service Games (SeGa) e se dedicava a fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas no Japão.
   
29. Nem todos os Street Fighters são jogos de luta. O Street Fighter 2010, lançado para o NES, é um jogo de ação futurista em que o protagonista, Kevin, enfrenta hordas de criaturas mutantes. Ao ser lançado nos EUA, a Capcom americana trocou o nome de Kevin para Ken, aproveitando o sucesso da série de luta na época.
    30. Pegando carona no sucesso de bilheterias E.T. – O Extraterrestre, foi lançado um jogo homônimo para o Atari 2600. A Atari estava tão segura de que seria um sucesso absoluto que fabricou mais cartuchos do que o número de consoles vendidos. Porém, o jogo ruim, com uma mecânica simplista e sem graça, unida a uma falha do jogo tornaram esse título um fracasso de vendas. Diz a lenda urbana que a Atari decidiu enterrar os jogos do E.T. em um deserto no Novo México, para evitar o elevado custo de armazenagem. No lugar onde se acredita estarem enterrados os jogos, há uma placa que diz: “Aqui descansa ET e sua família”.
   
31. O povo da União Soviética também teve máquinas de arcade, mas seu repertório era próprio e suas máquinas foram baseadas nos primeiros jogos japoneses e americanos. Uma característica das máquinas russas é que eles não tinham placares de classificação: “Se você tem pontos suficientes vencerá o jogo, mas nenhum existe nenhum ranking” (Alexander Stakhanov, fundador do Museu Soviético de Arcade).
   
32. O jogo mais raro do mundo é o Nintendo World Championships 1990 para NES, e existem apenas 116 unidades em circulação. Cada vez que um desses cartuchos é leiloado no eBay, o preço final geralmente é estratosférico.
   
33. O design da Triforce de Zelda é baseado no padrão do clã feudal japonês Hojo.
   
34. O primeiro mascote da Sega foi Alex Kidd.
   
35. Um representante americano da Capcom disse que o jogo Final Fight era de mau gosto porque os protagonistas lutavam contra mulheres. O designer japonês do jogo respondeu que não havia nenhuma mulher no jogo. Quando o americano perguntou sobre as personagens Poison e Roxy, o japonês respondeu que não eram as mulheres e sim transexuais. A duas “meninas” tiveram roupas e cabelos alterados na versão final.
   
36. A Nintendo inventou o direcional e o primeiro console onde ele foi incorporado foi o NES. No entanto, um sistema de controle semelhante foi o Intellivision da Mattel, que possuía um disco que era pressionado com o dedo, sendo capaz de distinguir 16 posições diferentes.

           Blog EmílioCalil - 30 curiosidades sobre videogames

Nenhum comentário:

Postar um comentário