terça-feira, 3 de junho de 2008

VirtuaNES - Como emular o NES / Famicom

Por ter sido, e ainda ser, um vídeo-game tão famoso, existe uma infinidade de emuladores para o NES. Claro que nem todos tem a mesma qualidade. Se sair pesquisando na WEB você encontrará vários emuladores para essa plataforma, em diferentes estágios de desenvolvimento, assim, para evitar que você saia baixando todos eles, vou dar a dica. Use o VirtuaNES.
O VirtuaNES pode ser considerado, se não o melhor, um dos melhores emuladores de NES. Emula praticamente todos os jogos e permite que seja configurado da maneira que mais adequada ao usuário.

1. Download do emulador
Bom, em primeiro lugar, é preciso fazer o download do emulador. O VirtuaNES tem um site oficial, só que está em japonês( na realidade está uma grande parte em japonês e outra em inglês), mas se você quiser tentar, vá direto na seção de downloads. Lá você sempre encontrará a última release. Para isso clique AQUI. Baixe sempre clicando no link english. Não esqueça de baixar o programa em uma pasta que você encontrará com facilidade. Suponhamos que você tenha gravado na pasta C:\temp .

2. Preparando o terreno
- O emulador vem compactado em um arquivo do tipo ZIP. Primeiro descompacte o emulador VirtuaNES. Eu escolhi a pasta C:\Emuladores\Nintendo\VirtuaNES .
- Para utilizar o emulador você precisará das ROMs dos jogos. Em geral não são difíceis de encontrar, então, abra o Google e comece a caçada.
- Encontrou pelo menos uma ROM? Então salve-a em uma pasta e carregue o emulador dando um duplo clique no arquivo VirtuaNES.exe, que está na pasta em que você descompactou o emulador.


3. Como Configurar o VirtuaNES
O VirtuaNES funcionará sem nenhum problema com as configurações padrões, mas é possível extrair bem mais dele, já ele permite uma série de configurações, de maneira que você possa aproveitar ao máximo o que sua máquina pode oferecer - sendo ela Top de linha ou não. Então vamos lá. A primeira tela que você verá é essa(nada muito animador):
Apesar de permitir tantas configurações, o VirtuaNES não é difícil de configurar. Todas as configurações disponíveis estão no menu Option(C). Vou ensinar a configurar o básico(joystick, som e graficos), o resto é com você.

- Controller(C): A configuração dos controles é impressionante.

Tela de configuração dos controles do VirtuaNES.

Para configurar o joypad, escolha a aba Controller 1. Note que o desenho da tela segue o formato do controle do NES, então vá clique no quadrado em que está escrito UP e pressione a tecla que você usará para essa função (por padrão o VirtuaNES está programado para usar o teclado, onde UP é a setinha para cima do seu teclado). Pressione o direcional para cima do seu joystick, se for esse seu caso. E assim por diante para cada um dos comandos.

- Som: Aqui você pode configurar a sonorização dos jogos. Normalmente a configuração default é suficiente.

A parte mais interessante é que, no quadro Channel, existe a possibilidade de se determinar o volume do som para cada uma dos canais que existiam no NES.

- Graphics: O VirtuaNES permite uma série de configurações nesse quesito. É possível suavizar a imagem dos jogos, deixá-los parecidos com o aspecto que tinham na TV. A tela de configurações gráficas é essa:

Não descreverei todas as opções disponíveis. Seguem as mais importantes:
  • Fake TV Mode(scanline) - Basicamente, o efeito de scanline, tenta simular a visão que você tinha quando jogava em uma TV. Tem, como principal objetivo, esconder um pouco aquele serrilhado das imagens;
  • TV Aspect Correctesolution - Essa opção tenta deixar o aspecto da tela de jogo, parecida com a tela de uma TV convencional;
  • Resolution - Aqui você encontra uma infinidade de resoluções para jogar.
- Filter: Nesta opção do menu Options você encontra alguns algorítimos para filtrar as imagens do jogo. Esses filtros tentam deixar as imagens dos jogos mais suaves, eliminando, ou diminuindo aquele serrilhado característico. Aqui cabe a você olhar um por um dos filtros disponíveis e encontrar o que melhor se adapta ao processamento da sua máquina(normalmente, a aplicação de tais filtros deixa o processamento mais lento).

- Menu EDIT: Neste menu você encontra mais duas funcionalidades interessantes:
  • Quick Save e Quick Load: Com esses comandos você pode salvar o momento em que você está no jogo(quick save) e carregar o jogo a partir daquele exato momento(quick load).
  • Movie: Com esta opção é possível gravar sua performance no seu jogo predileto e revê-la quantas vezes quiser.

4. Chega de papo
Muito bem, agora vá no menu File e escolha a opção Open. Vá até o local aonde você alvou as ROMs do NES e escolha uma. A emulação começará automaticamente.


5. Links Interessantes
- VirtuaNES Official Site - Site oficial do emulador VirtuaNES.

3 comentários:

  1. poxa o que eu queria saber é como converter o movie para algum aquirvo como wmv.
    acho não tem como neh?

    ResponderExcluir
  2. muito bom, obrigado amigo, seu blog e de+ =D

    ResponderExcluir
  3. Eu uso esse emulador há alguns anos,já testei varios mas esse foi o que mais chamou minha atenção pela qualidade :-)

    ResponderExcluir