quarta-feira, 18 de junho de 2008

O Intellivision - A Mattel entra no jogo


1. A Mattel
A Mattel iniciou suas atividades em uma garagem no estado da califórnia, fabricando porta-retratos. Em pouco tempo começou a fabricar moveis para casas de bonecas. A marca continuou crescendo até que em 1959 é lançada a boneca Barbie, que alçou a Mattel como uma das maiores empresas americanas. Aproximadamente, em 1976, a Mattel, de olho no crescente mercado de vídeo-games, inicia estudos para entrar nesse mercado. Após alguns estudos a Mattel alia-se à empresa General Instruments, que já tinha o projeto de um novo console praticamente pronto. Em 1979, após aperfeiçoamentos e sob as asas da Mattel Eletronics o Intellivision é lançado no mercado americano, primeiramente, para testes de mercado em Fresno, Califórnia. Em 1980 o Intellivision é lançado oficialmente e o Atari 2600 ganha, finalmente, um concorrente de peso.


O Intellivision

2. O Intellivision
O Intellivision era mais avançado que o Atari 2600. Tinha um processador melhor(de 16 bits), qualidade gráfica superior, controles com teclado, etc. A superioridade do Intellivision era clara, mas um dos grandes motes de venda era a capacidade de expansão do novo vídeo-game e a promessa da Mattel, de lançar um teclado que transformaria o Intellivision em um computador. Esse acessório acabou ficando só na promessa. O tão prometido Intellivision Keyboard Component tornou-se um elefante branco - O seu preço ficou excessivamente alto. O tão prometido teclado nunca passou da fase de testes, em que somente alguns poucos tiveram acesso ao componente.
Este era para ter sido o Intellivision Keyboard Component.

Outros acessórios foram lançados para o Intellivison, como o Intellivoice, que permitia o uso de voz nos jogos. Entretantom somente cerca de 13 jogos foram feito suportando esse periférico.


Algo que irritava muito os jogadores do Intellivision eram seus controles. O direcional era impreciso e o controle era fixo no console - em caso de pane era preciso levá-lo até uma assistência técnica para trocá-lo.







3. Um começo em grande estilo e um final melancólico
Apesar de no começo de vida o Intellivision ter feito grande estardalhaço, chegando a tomar 20% do mercado dominado pela Atari, ele também sofreu um baque violento no crash de 1984, em que o mercado de vídeo-games americano praticamente faliu. Mesmo assim a Mattel continuou produzindo o Intellivision até 1990, quando, após prejuízos em cima de prejuízos, o Intellivision deixou de ser produzido.
Ah! Sim, o Intellivision chegou a ser vendido no Brasil. A Sharp chegou a distribuí-lo oficialmente (não sei se o fabricava, também) por aqui. Ele não fez muito sucesso devido ao seu preço. Eu, particularmente, ví o Intellivision a venda em lojas e, na época, cheguei a jogar, uma única vez, na casa de um conhecido.

4. Quer lembrar como era?
Sim, existem emuladores para o Intellivision. Na realidade existem dois dignos de nota:
  • Bliss - Apesar de não ser atualizado a um bom tempo é um emulador fácil de usar e leve. Emula com perfeição praticamente toda a biblioteca de jogos do Intellivision. A vantagem sobre o emulador Nostalgia é que a emulação acontece em uma janela do Windows, que pode ter seu tamanho alterado com facilidade.
  • Nostalgia - Ótimo emulador. Um pouco mais difícil de configurar que o Bliss, mas com mais possibilidades, inclusive de se fazer jogos em rede.
5. Referências

2 comentários:

  1. Me lembro deste video game,tive um que meu irmão mais velho Guardou por muitos tempos, e eu adorava jogar o SHARK SHARK,epoca boa.

    ResponderExcluir