quinta-feira, 12 de abril de 2007

Odyssey, o video-game que deixou uma geração de saudosistas

1. Onde Tudo Começou
O Odyssey lançado no Brasil pela Philips, foi um console baseado no Odyssey2, criado pela Maganavox (que é o braço americano da Philips). Na realidade a Magnavox, desde começo da década de 1970, já vinha despejando no mercado milhares de vídeo-games no estilo Pong(e que vinham com uma série de jogos embutidos). Foi quando, devido a concorrência, resolveu lançar um vídeo-game com a funcionalidade de jogos intercambiáveis, como o Fairchild Channel F e o Atari 2600. O Odyssey2 teve relativo sucesso nos Estados Unidos, mas atingiu sua maior popularidade na Europa(onde era chamado Videopac G7000) e no Brasil, onde foi chamado de Odyssey.

2. O Odyssey no Brasil
Se você tem mais de 30 anos, então pegou o ápice do Odyssey no Brasil. Em 1983 a Philips lançou o Odyssey2 no Brasil chamando-o somente de Odyssey, já que praticamente ninguém sabia do Odyssey1 e dos outros vídeo-games existentes no mercado americano, graças a estúpida reserva de mercado que os nossos "governantes" impuseram ao país(que esses "espertos" queimem no mármore...). O Odyssey fez um enorme sucesso por aqui, rivalizando diretamente com os diversos clones do Atari 2600. O diferencial é que a Philips dava um suporte mais elaborado ao seu console (melhor marketing, a revista Odyssey Aventura, uma série de campeonatos e jogos, muitos jogos). A Philips produziu o Odyssey no Brasil até meados de 1986. Nos Estados Unidos ele já havia sido tragado pelo crash que se abateu sobre os fabricantes de vídeo-games em 1984.

3. Mas o Odyssey era tudo isso ?
Apesar do sucesso, o Odyssey era menos avançado que seus concorrentes. Mesmo que o teclado e o design dessem um ar de superioridade ao console e dos donos do console jurarem que ele era melhor, a capacidade gráfica e sonora do Odyssey era inferior as dos seus concorrentes diretos. Com a chegado do Intellivision e do Colleco ao mercado, então, essa distância pareceu ainda maior. Mas alguns detalhes ajudaram o Odyssey como, por exemplo, a qualidade na sua construção, ele raramente apresentava defeitos. O controle do Odyssey, além de muito agradável de se manipular só dava defeito por desgaste e isso após muitas e muitas e muitas horas de jogo. Os jogos, apesar da defasagem tecnológica, eram chamativos, coloridos e viciantes.

4. Que Saudade !
Mas não é porque fazem mais de vinte anos que o Odyssey deixou de ser fabricado que você não pode matar sua saudade. Existe um único emulador digno de nota para o Odyssey:
  • o2em : Esse emulador roda todos os jogos feitos para a plataforma Odyssey mesmo em máquinas modestas (um Pentium 200 com 32 MB de RAM já dá para começar). Seu único senão é que não é muito fácil de instalar e de coloca-lo para rodar, já que funciona por linha de comando(no site do emulador existe um ótimo FrontEnd para contornar esse problema) - .
5. Links Interessantes

2 comentários:

  1. é possível emular jogos do odyssey para nintendo ds ? clemison_maciel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clemison. Realmente não há. O mais comum é a versão para Windows. há o MESS que também emula no linux e Mac.

      Excluir