quinta-feira, 5 de abril de 2007

Emulando o Atari 2600



O Stella é, atualmente, o melhor emulador de Atari 2600 existente. É rápido, fácil de instalar e fácil de configurar. Esse tutorial explica de maneira prática como instalar e configurar o Stella.
Atualmente o Stella está na versão 2.3.5, sendo que essa é a versão estável, e continua evoluindo. No mesmo site é possível encontrar a versão em desenvolvimento, só que essa pode conter BUGs e problemas de performance, portanto só a use se você pretende ajudar no desenvolvimento do Stella, reportando os erros encontrados. Mas chega de conversa e vamos lá:

1. A primeira coisa a fazer é baixar o emulador. Para isso acesse o site oficial do Stella. Uma vez no site vá na opção de Downloads chamada "Stable Releases". Nesse tutorial será mostrado como configurar a versão Windows do Stella, por isso escolha essa versão;

2. Note que há duas versões do Stella 2.3.5 para Windows. Uma é com o instalador e a outra é só o ZIP com os arquivos. Não faz muita diferença qual delas você escolher;

3. Agora descompacte ou instale(dependendo de qual você baixou) em uma pasta a sua escolha. Eu descompactei em c:\emuladores\2600 ;
4. Para carregar o emulador Stella clique duas vezes no arquivo stella.exe;

5. Ao carregar você terá a seguinte tela inicial:
Agora vamos configurá-lo. O emulador de Atari 2600 tem duas ventagens. É simples de ser configurado e não precisa de arquivos extras, além das ROMs;

6. Na parte de baixo do Stella você encontra algumas funcionalidades:
- Select: para entrar na pasta escolhida ou carregar um jogo;
- Go Up: para voltar um nível na hierarquia de pastas;
- Options: para ter acesso às opções do emulador;
- Quit: para finalizar o emulador.

7. Clique em Options para ter acesso às opções do emulador.
Vamos falar de cada uma dessas opções de configuração separadamente.

8. Video Settings: Nessa configuração só é necessário mexer se você tiver uma placa de vídeo ou quiser fazer alguns testes. Pode manter os valores padrão para a maioria das opções. Duas opções que podem ser mudadas são:
- Renderer: Você pode passar para Open GL, principalmente se você tiver uma placa de video com aceleração 3D;
- Full Screen Mode: para que o jogo seja iniciado sempre em tela cheia.

9. Audio Settings: Não precisa se preocupar com essas configurações. Os valores padrão são suficientes;

10. Input Settings: Nessa opção é possível configurar as diversas funções do Atari 2600 para acesso pelo teclado. Os valores padrão na aba Emul. Events são:
* Select - F1
* Reset - F2
* Color TV - F3
* Black & White TV - F4
* P0 Difficulty A - F5
*
P0 Difficulty B - F6
* P1 Difficulty A - F7
* P1 Difficulty B - F8
* Save State - F9
* Change State - F10
* Load State - F11
* Snapshot - F12
* FryCartridge - Backspace


Há outras configurações não mapeadas que são menos utilizadas e que você pode mapear clicando na opção desejada e depois no botão Map, que uma tecla de acesso direto a função será solicitada.
Na aba UI Events você encontra os mapeamentos para a emulação do Joystick. Por padrão esse emulador já vem mapeado para usar o teclado e o joystick(se você tiver). Então só mexa aqui se for realmente necessário e se você souber o que está fazendo.
A aba Virtual Devs permite a configuração de ajustes finos da reação dos controles. Os valores padrão são suficientes.

11. UI Settings: Aqui você encontra duas informações importantes. O tamanho da janela que o jogo emulado aparece e a palette(que determina o tom das cores) que ele usará.A opção ROM launcher size permite que você escolha o tamanho da janela em que o jogo será mostrado. A escolha dessa opção depende do gosto do freguês e da resolução de vídeo.
Na opção Interface Palette pode deixar como "Classic".

12. Files & Snapshots: Nesta opção você pode configurar a pasta aonde encontram-se as ROMs e a pasta aonde serão guardadas as "fotos" do jogo que você tirar durante a partida.
Na aba Browser Settings você indica a pasta em que gravou as ROMs e na aba Snapshot Settings você indica a pasta em que as imagens serão armazenadas.

13. Tudo configurado os jogos aparecerão na tela principal do emulador.
Clique duas vezes sobre o jogo desejado e...
...pronto. Agora é só jogar !

BOM DIVERTIMENTO !
Só não vale chorar de emoção :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário