sexta-feira, 16 de maio de 2008

Master System: A SEGA entra, definitivamente, na guerra dos consoles

1. SEGA: Um Pouco de História
A SEGA foi a primeira concorrente de peso para a Nintendo. A Atari estava mais perdida que barata após uma borrifada de detefon e os outros concorrentes haviam sido consumidos pelo crash de 1984(qualquer dia vou escrever contando como foi e porque isso ocorreu).
A SEGA nasceu em 1940 na cidade de Honolulu, Hawai, para fornecer divertimento pago para o pessoal das bases militares americanas instaladas na ilha. Depois da segunda guerra mundial, mais especificamente em 1952, a Sega muda-se para Tóquio, no Japão. A SEGA passou por um troca troca de donos e fusões nos anos seguintes, sendo vendida para a Gulf & Western Industries em 1969. Durante a década de 1970 a SEGA continuou trabalhando no mundo dos arcades, criando clássicos como Zaxxon e Frogger. Em 1983 a SEGA lançou, no Japão, seu primeiro vídeo-game, o SG-1000, que não fez muito sucesso. Enquanto isso, a SEGA perdia muito dinheiro nos Estados Unidos devido ao crash do mercado de vídeo-games, sendo vendida, em 1984, para o conglomerado japonês, CSK. Só em 1986 a SEGA lança um vídeo-game capaz de concorrer com o Nintendo Famicom, o Master System ou Sega Mark III, no Japão.

No Japão o Master System tinha esse "lindo visual" e o nome super
"criativo" de SEGA Mark III.


Para o resto do mundo o design foi reformulado, ganhando um
visual mais moderno e um nome mais interessante: Master System.

2. O Master System Ganha seu Lugar na História
É verdade que o Master System teve a ingrata
função de concorrer com a Nintendo e seu Mario Bros.. No Japão as vendas do Master System não foram muito boas, devido à concorrência pesada da Nintendo, o que fez com que a SEGA o lança-se no resto do mundo. Nos Estados Unidos o Master System também foi massacrado pela Nintendo e sua política de exclusividade com os desenvolvedores de jogos. Sem a Capcom e a Konami, só para dizer duas, o Master System ficou a mercê dos jogos criados pela SEGA e o vídeo-game nunca pegou. Entretanto, na Europa o Master System foi bem recebido. Os desenvolvedores Europeus passaram a criar para o vídeo-game e este fez enorme sucesso, fazendo a Nintendo comer poeira no velho continente e em outros países do globo.

3. E no Brasil ?
No caso do Master System, ocorreu o oposto do que ocorreu com a Nintendo. A empresa TecToy licenciou o vídeo-game da SEGA e o produziu oficialmente no Brasil. Com isso os compradores do Master System sempre contaram com uma atenção especial, o que nunca efetivamente ocorreu para os que compraram os clones do NES. A TecToy sempre deu uma atenção especial para seus consumidores, lançando periféricos para o vídeo-game e jogos, muitos jogos. Apesar de caro o Master System vendeu bem e dominou o mercado brasileiro. Com tanto sucesso a TecToy se aventurou a lançar jogos com personagens brasileiros - como a Turma da Mônica, que eram, na realidade, cópia de jogos em que os personagens eram trocados pelos da turminha.

4. O Master System Vive!
Apesar de, no Brasil, a TetToy ainda produzir o Master System, no resto do mundo(Brasil, inclusive) ele é peça de museu. Apesar da existência de emuladores que rodam praticamente todos os jogos do Master System com perfeição, a experiência de jogar com um console real é insuperável. Por isso, se você puder, eu recomendo adquirir o vídeo-game, caso contrário ficam as dicas de emuladores. Segue a lista:
  • Chasms: Emula bem, mas não lê jogos zipados, o que pode ser um problema para o espaço do seu HD. Também não permite melhorias na qualidade da imagem.
  • Dega: Boa emulação, mas alguns jogos apresentam problemas em alguns frames. Lê arquivos zipados, mas não permite melhorias na imagem.
  • Emukon: Tem problemas com a interface, mas emula bem. Não consegui aumentar o tamanho da janela de emulação de jeito nenhum.
  • Meka: Um dos melhores, na minha opinião.
  • Osmose: Chato de configurar, não permite joypad e a emulação é meio estranha.
  • Fusion: Ótimo emulador. É o mais fácil de usar.
Faça sua opção e bom divertimento!

5. Links Interessantes 6. Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário